quinta-feira, 25 de abril de 2013

Cuca rápida

A pedidos da minha querida irmã manauara Sharon, hoje trago a receita de uma cuca rápida, super fácil.
Sendo descendente alemã, minha saudade e lembrança de infância sempre é associada a cheiros. A mãe da minha mãe sempre odiou cozinhar, mas as melhores receitas que trago na lembrança, eram dela.
Uma delas é essa cuca rápida de uva. Conhecida como Kuchen que significa bolo em alemão, a receita foi alterada pelos imigrantes, creio que com a escassez de recursos e ingredientes originais, principalmente recheios. As cucas mais conhecidas são de uva, käse shmia ( basicamente é uma ricota amassada com nata e uma colher de açúcar), chocolate, abacaxi, goiabada, etc.
Na grande maioria das casas de origem germânica é hábito  assar cuca  no sábado.
Essa receita que eu uso é do livro de receitas em alemão que a minha avó usava, infelizmente o livro foi perdido entre tantas mudanças dela, mas a receita da cuca, essa não se perde já está na memória. Fiz algumas alterações nela, pois a minha avó não usava manteiga, usava banha, isso mesmo, banha de porco, ou como chamam, gordura de porco, as vezes falta algum ingrediente e uso um semelhante. E a receita basicamente é essa:


Cuca rápida


4 ovo (s)
1 pacote de bicarbonato de sódio, ou 1 colher de fermento em pó
2 xícaras de creme de leite 200 g ou 4 colheres de margarina (a vó usava banha)
2 xícaras de açúcar
3 xícaras de farinha
1 cacho de uvas

  Para a farofa:
2 colheres de sopa de manteiga derretida (aqui era banha também)
2 colheres de sopa de açúcar
4 colheres de sopa de farinha


Modo de fazer

Bata os ovos e o açúcar até ficar fofinho, acrescente o creme de leite e bata mais um pouco, aos poucos vá acrescentando a farinha, por último, e delicadamente, o fermento em pó. Unte uma forma com margarina e farinha e derrame a massa depois coloque o recheio por cima, eu usei uvas lavadas e secas.

Para fazer a farofa:
Misture o açúcar e a farinha e a manteiga e vá amassando com a ponta dos dedos, até ficar com a consistência granulada grossa.

Após, distribua a farofa e leve ao forno pré aquecido por 30 minutos à 200º.

Dica: para fazer o recheio de goiabada, corte um daqueles pacotes pequenos em quadradinhos e distribua eles sobre a massa, um pouco longe um do outro, pois ao ir ao forno o recheio se expande. Para fazer o recheio de chocolate, faça um creme de chocolate e distribua em pequenos montinhos um pouco afastados um do outro. Com os demais recheios faça o mesmo.

Buenas, até mais!




Nenhum comentário:

Postar um comentário